segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mal-entendidos

Por Antonio Coelho

Não vou a estádios, não entendo de táticas de futebol muito menos sou comentarista. Apenas, de quatro em quatro anos, me empolgo um pouco com uma festa chamada Copa. Na quarta de manhã enviei um e-mail, que inicialmente seria destinado somente a alguns colegas daqui de Fortaleza, para o blog do Juca Kfouri.
Para minha surpresa, ele o publicou.
A partir daí surgiu uma série de mal-entendidos lá no blog. Os que enviam comentários começaram a bater no Juca. Depois que descobriram que o texto não era dele, passaram a bater mais ainda. Alguns usam pseudônimos, não se identificam e soltam farpas para tudo quanto é lado. Rafael Belattini, que trabalha com o Juca no UOL e também escreve no blog para ajudá-lo nas análises dos jogos da Copa, lê e filtra os comentários que saem lá embaixo no canto esquerdo dos textos. Mas a peneira não parece ser muito fina, passa quase tudo. Para encerrar o assunto e esclarecer o mal-entendido, enviei o seguinte comentário lá para o blog. O espaço é limitado a 960 caracteres, tive de cortar no fim:

"Se o Brasil ganhar da Costa do Marfim, estará classificado. Mas se empatar, correrá um alto risco de ser desclassificado. A diferença entre a vitória e o empate é o abismo. Considerar que os portugueses vençam os coreanos por dois gols de diferença no dia seguinte não é nenhum absurdo, é bastante provável. A Costa do Marfim jogará pelo empate contra o Brasil. Para eles, seria um excelente resultado, já que decidiriam uma das vagas contra os coreanos na última rodada e uma vitória por dois gols de diferença os classificaria. A Costa do Marfim virá fechada contra o Brasil e com o Drogba lá na frente nos contra-ataques. Na última rodada, o Brasil entraria sob pressão, com a obrigação de vencer Portugal, sabendo que o empate custaria a eliminação logo na primeira fase. Seria um drama. O objetivo do texto foi fazer esse alerta. Não foi torcer contra, desejar que o pior aconteça. Juca Kfouri percebeu isso de imediato e, gentilmente, publicou o texto. Apenas isso." O fascínio do futebol é que, ao contrário de outros esportes como o basquete ou o vôlei, uma seleção mais fraca sempre pode vencer uma mais forte. A Suiça venceu a Espanha. Mas a Espanha continua sendo muito melhor que a Suiça.Vamos torcer para o Brasil ganhar no domingo e assim jogaremos relaxados contra Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário